Quantidade de Páginas visitadas

Campanha da AIDS / 01 de Dezembro







1º DE DEZEMBRO


DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS





Por que o laço vermelho como símbolo?


O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids Artists Caucus, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Seus objetivos são, conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/Aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/Aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.





HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.





Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.





POR ISSO, É SEMPRE IMPORTANTE FAZER O TESTE E SE PROTEGER EM TODAS AS SITUAÇÕES.





Para saber mais acesse:


http://www.aids.gov.br – Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Portal sobre Aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais, ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, órgão do Poder Executivo Federal brasileiro.


http://visualaids.org – Visual AIDS é a única organização de arte contemporânea totalmente comprometida com a prevenção do HIV e conscientização sobre a Aids através da produção e apresentação de projetos de arte visual, ao mesmo tempo que apoia os artistas que vivem com HIV/Aids.

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito